segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

12/02/2018 - Valeta, Mosta, St. Paul's bay, Golden Bay, Silema e Mdina

Hoje acordamos cedo e fomos pegar o hop on hop off para fazer a parte norte da ilha de Malta.

A previsão do tempo indicava chuva, tirei uma foto da vista da varanda assim que acordei.



Tomamos o café no apartamento e saímos, eram mais ou menos 10:00h, pegamos o hop on hop off bem em frente ao hotel, ele chegou em menos de 3 minutos.

Entramos no ônibus e começamos o passeio.

Fizemos o North Tour (blue line).



Rapidinho chegamos em Valeta, a capital da república de Malta.

Decidimos descer e dar umas voltas.



Alguns carros alegóricos estavam estacionados na praça. Tinha também alguns brinquedos para crianças e Dudu não pensou duas vezes e quis ir no pula pula.







A chuva começou e pensamos: vamos dar a volta pelo circuito todo do hop on hop off e depois paramos em Valeta para conhecer melhor, jantamos por aqui e pegamos um ônibus de linha para ir para o hotel. E assim fizemos.

Pegamos novamente o hop on hop off e continuamos o circuito. 





E de baixo de chuva, na parte de cima do ônibus, íamos curtindo o passeio.



Às vezes a chuva apertava e íamos para a parte de baixo do ônibus.



Antigamente a cidade não tinha água tão próximo, era preciso percorrer uns 30km, por este motivo este aqueduto foi construído.





Passamos por vinhedos.


E alguns lugares bem feios, zona industrial, um museu da aviação que ficava nesta zona, pela vila dos artesãos, enfim, vários locais mas que nem fotos tirei pois eram feios, não tive vontade de clicá-los.

Eu já estava achando que não tinha valido a pena pagar pelo hop on hop off.

Chegamos em uma cidade chamada Mosta, onde há uma igreja que possui o terceiro maior domo do mundo. A história dela é interessante. Na segunda guerra mundial uma bomba de 200kg caiu sobre ela mas não explodiu, as 300 pessoas que estavam na igreja saíram ilesas, sem nem um arranhão, o que para muitos foi um milagre. A carga explosiva da bomba foi removida e hoje ela está exposta dentro da igreja como atração turística. Não pudemos conferir pois a igreja estava fechada.



Demos umas voltas por ali, Dudu brincou em um parquinho, tiramos varias fotos, tomamos um café e voltamos para o ponto esperar o próximo ônibus.










Enquanto esperávamos pelo hop on hop off, passou 2 ônibus também hop on hop off mas de outra companhia. Em Malta tem: o Sightseeing Malta e o Malta Sightseeing. Duas companhias diferentes, o que descobrimos é que, a que estávamos, tem menos ônibus e eles são mais velhos. O roteiro das duas são o mesmo. Vivendo e aprendendo.

Continuamos o tour e fomos passando por vários vinhedos e por vistas bacanas.







Até que chegamos em Mdina, a antiga capital da República de Malta. A parte amuralhada da cidade  tem 2500 metros quadrados de área e cerca de 260 habitantes. Vários palácios e edifícios religiosos.













Comecei a reparar nas janelas, e uma mais bonita ou interessante que a outra. Os cliques foram se soltando.

Rapidinho percorremos a cidade amuralhada, saímos das muralhas e continuamos caminhando pela parte não fortificada de Mdina.

E as janelas continuavam chamando a minha atenção. Tirei varias fotos de diferentes janelas, vou colocar algumas aqui, não todas pois fica inviável mas no final da viagem posto o link para todas as fotos que tiramos.

Esta foi a primeira, linda não?























Algum dia eu farei uma exposição de fotos chamada "janelas".

Ficamos em Mdina duas horas, andamos bem, comemos uns doces deliciosos em uma barraquinha e tiramos varias fotos.















Já era quase hora do ônibus chegar, a chuva apertou e nos também apertamos os passos, era o último hop on hop off saindo de Mdina. Voltamos para o ponto.

Subimos no velhão e continuamos o passeio.





Eu achando que já estava acabando o tour, não estava nem na metade ainda, andamos por mais de duas horas passando em praias e cidades. Se estivéssemos no verão deveríamos na Praia mas nesta época a água é mais gelada do que a da geladeira.

























Passamos novamente por Gzira, onde estamos hospedados e onde pegamos o hop on hop off.



Aí sim, decidimos ir até Valeta e descer do ônibus lá, depois voltaríamos de ônibus de linha mesmo já que não haveria mais hop on hop off.





Chegamos em Valeta.




 
Bastante gente fantasiada pelas ruas, carros alegóricos e um clima agradável.



Decidimos jantar, procuramos um restaurante mas havia um problema: havia milhares deles.

Decidimos sair da rua do burburinho para nos desviarmos do carnaval e ver se achávamos algo interessante.







Passando pela rua, vi uma poetinha, parecia restaurante, dentro vi um chão de vidro e em baixo dele uma cena de padaria antiga montada com bonecos de cera. Olhamos o cardápio na parede e decidimos entrar.

Era o The New Artisan Baker.



Muito aconchegante, bom atendimento e comida excelente, a preços razoáveis.

Celia foi de polvo, acompanhado de batatas assadas e pão de alho.



Dudu de pene recheado com ricota.



Eu fui de beef olives. Uma mistura de carnes de vaca, porco e frango, ao molho de tomates, acompanhado de batatas assadas e legumes gratinados.



Todos os pratos estavam deliciosos.



Para finalizar pedimos um sorvete Maltese para o Dudu, profiteroles de ricota para repartir entre eu e Célia e para arrematar, um café Maltese com licor de aniz.

O sorvete parecia morango espremido, delicioso. O café, apesar de diferente nos aprovamos, mas tem que saber misturar o anos, ir colocando aos poucos.

Saímos satisfeitos e fomos dar umas voltas por Valeta.



















Já um pouco cansados, fomos para o ponto de ônibus e voltamos para o hotel.

Assim foi nosso dia.

Amanhã iremos fazer o South Tour, a Red Line, mas vamos com a outra companhia.

Borajunto?